Rua Almeida de Morais, 164, Conj. 41 - Vila Matias, Santos/SP
  • (13) 3321-5413

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

A contabilidade estratégica na inovação corporativa e a garantia de resultados

O papel dos profissionais da contabilidade é essencial para garantir a integridade e transparência empresarial

Autor: Deividi Lira

Na dinâmica complexa do mundo corporativo, no qual a conformidade com regulamentos e a manutenção de padrões éticos são fundamentais, os contadores surgem como pilares essenciais para a sustentabilidade e o sucesso das organizações. Mais do que meros defensores dos números, eles se destacam como guardiões da ética e compliance, navegando por águas regulatórias turbulentas para garantir a integridade e a transparência nos negócios.

A contabilidade estratégica eleva o papel do contador para além de planilhas e balanços, posicionando-o como um estrategista-chave na direção de empresas responsáveis e resilientes. Ao adaptar-se continuamente às mudanças legislativas e às melhores práticas contábeis, esses profissionais não apenas monitoram as finanças, mas também orientam a cultura organizacional em direção à conformidade e governança corporativa.

Para Monica Foerster, conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os principais desafios enfrentados pelos contadores ao assumir responsabilidades de compliance e governança corporativa são lidar com atualização permanente no que se refere às novas diretrizes e formas de gestão e negócios, e acompanhar a velocidade extremamente rápida das mudanças e atualizações tecnológicas.

Além disso, Foster ressalta as tendências emergentes na contabilidade estratégica e como os contadores podem se preparar para essas mudanças: "As principais tendências têm sido relacionadas à valorização da relação entre contador e cliente – por exemplo, as chamadas 'Customer Success' e 'Customer Experience', e a personalização no atendimento. Os contadores, para se preparar, devem procurar se atualizar não só em conhecimentos técnicos 'puros', mas também em conhecimentos gerais e nas chamadas 'soft skills', essas habilidades comportamentais subjetivas e difíceis de avaliar, ajudam a alcançar um posicionamento mais integrativo e holístico."

A capacidade do contador de interpretar e aplicar as leis vigentes, aliada à sua expertise em análise financeira, permite que ele atue como um guia nas empresas. Desde a identificação de riscos até a implementação de políticas e procedimentos internos, o contador desempenha um papel essencial para os interesses da empresa e há garantia da mitigação de possíveis danos reputacionais.

A visão estratégica ainda tem a missão de antecipar tendências regulatórias e identificar oportunidades para aprimorar a governança corporativa. Sua capacidade de comunicar informações complexas de forma clara e acessível também fortalece a transparência e a confiança interna e externamente.

“A presença de contadores como pilotos de compliance e governança corporativa se torna indispensável. Eles não apenas ajudam a garantir a conformidade com regulamentos, mas também moldam uma cultura organizacional fundamentada na ética e na responsabilidade, promovendo a longevidade e a credibilidade das empresas no mercado global”, conclui Foster.